domingo, 25 de abril de 2010

Confronto: Lady Gaga x Christina Aguilera

Desde a deliciosa aparição da fracassada volta de Xtina com Keeps Getting Better no VMA, a carreira da voz da década não foi mais a mesma.

A loira que vivia na disputa com a princesa do pop, Britney Spears, hoje vive as comparações com a nova febre pop, Lady Gaga.

Com seu novo projeto Bionic, e o single com baixíssima venda Not MySelf Tonight, Christina tem como previsão o completo fracasso, podendo ser salva por uma boa divulgação e lançamento de um bom clipe.

As comparações entre as duas não devem parar por agora, Aguilera entra em sua fase eletrônica, campo no qual Lady Gaga já está consagrada, trazendo a tona a duvida: O talento da Aguilera é capaz de abrir portas num campo onde o apelo estético fez-se necessário?

Lady Gaga não tem a voz da Christina, não é tão bonita, suas letras não são tão complexas, menos ainda pessoais, Gaga é uma verdadeira hitmaker, pronta pra criar musicas feitas para pista e que grudam na sua cabeça.

A verdade é que no fim das contas a terrível coincidência do VMA só fez com que Lady Gaga e Christina, que se utilizam de estilos totalmente diferentes esteticamente e musicalmente, fossem comparadas a todo tempo.

Aguilera, uma cantora nata, com capacidade de cantar todo e qualquer estilo, 10 anos de carreira, com musicas que valorizam sua voz, e sempre buscando qualidade, ainda não é uma expert em fazer musicas para o dancefloor, até mesmo suas musicas mais dançantes não tem pegada e estilo para as boites, Lady Gaga com sua voz modesta, sem a mesma destreza da Madonna em suas coreografias, está na outra ponta do percurso.

Mais do que claro fica ao vermos Gaga, que ela brinca com os olhos e bem pouco com os ouvidos, inspirada visualmente pelos excêntricos Rockstars, e em todos os pontos pelos discokillers Club Kids, ela não é capaz de cantar Lift Me Up ou At Last, mas é capaz de pensar no marketing, batida, estilo, apelo, conceito ideal para vender um hit que poderia ser de qualquer outra.

Vemos o diferencial, Lady Gaga é mais do que qualquer coisa inteligente, Aguilera talentosa.

Musicas diferentes, estilos diferentes, cantoras diferentes, comparadas por uma cruel coincidência, que pode leva-las ao topo do pop, ou derrubar qualquer uma das duas a qualquer momento.

Um comentário:

Marcus disse...

adorei o blog, seguindo.